No Poeta a criança que inicia a aventura do 1º Ciclo é sempre guiada pela presença constante de um professor com o qual estabelece uma relação única e singular.
Durante estes quatro anos explora-se a riqueza cultural da Língua Portuguesa e desenvolve-se o domínio da linguagem Matemática, assim como todos os processos, conteúdos, raciocínios e atitudes que uma estratégia baseada na resolução de problemas implica.
Na nossa escola, qualquer sala de aula do 1º ciclo é uma comunidade de aprendizagem onde, em interação, vamos levantando as nossas dúvidas, falando sobre as nossas certezas, construindo o conhecimento.
O aluno é convidado a participar, conhecendo os objetivos e metas a atingir, entendendo a sua utilidade e comprometendo-se com os tempos e processos para as alcançar. Sob orientação e regulação dos professores, o aluno desenha o seu percurso de aprendizagem que vai sendo ajustado para que os objetivos sejam alcançados.
Entre momentos de trabalho de grande grupo, momentos de pequeno grupo e momentos de trabalho individual, o currículo vai-se construindo. Todo o trabalho é avaliado em coletivo pelos alunos e pelo professor.
Em continuidade com o modelo e a prática do pré-escolar, também no 1º ciclo preconizamos um modelo de ensino-aprendizagem assente na forte participação e envolvimento efetivo dos alunos. Quanto maior for a participação do aluno na construção do seu processo de aprendizagem, maior sentido esta terá para os mesmos e melhor será a sua adesão e apreensão dos saberes e conteúdos.
Os alunos são estimulados a questionar, a tomar a iniciativa, a comunicar espontaneamente as suas dificuldades e descobertas. Os erros ou as dúvidas são vistos como parte de um processo de reflexão/descoberta e como ponto de partida para novas aprendizagens.
Os trabalhos em parceria, em pequeno e em grande grupo, são tão valorizados como o trabalho individual, complementando-se, pois ambos exigem e desenvolvem diferentes competências.
As tecnologias de informação e comunicação fazem parte da rotina da sala de aula, sendo progressivamente utilizadas como ferramentas de trabalho, sempre que se verifiquem úteis. São muito valiosas nas pesquisas individuais ou em grupo, para trabalhos ou projetos, na construção e apresentação dos mesmos aos restantes colegas.